sexta-feira, 11 de abril de 2008

Abri a janela e vi: CELUCA...


Sempre gostei de abrir janelas (literalmente e no sentido figurado), contemplar o mundo por diversos ângulos, por diversas óticas. Nestas janelas que abri, está incluso um curso de reforma íntima, uma espécie de "auto-conhecimento", na CELUCA - Casa Espírita Luz e Caminho.
Quase final de julho e eu estava vivendo uma época de mudanças, quase "metamorfoses", morando sozinha em Campinas SP, residindo próximo ao Bosque dos Jequitibás, com dúvidas profissionais e pessoais que mais pareciam (ou eram...) entraves na minha vida. Numa manhã decidi ir ao bosque e num "estalo", sem nem entender "porquê" levei comigo um lápis e um papel...no caminho vi uma casa de jardim, e avistei a faixa que indicava o curso de reforma íntima, recém-iniciado naquele local.
Iniciei o curso atraída pela proposta do auto-conhecimento e também pela curiosidade em conhecer a doutrina espírita. Dos meses em que assisti aulas na CELUCA ficaram a lição da caridade, da profunda entrega nos momentos de oração, do elo forte e sólido entre cada um de nós e Deus, "de que tudo nos é permitido, mas nem tudo nos convém" (esta frase li na camiseta de adolescentes da CELUCA e nunca esqueci...Permanece em mim a certeza de que os nossos entes queridos que se foram, estão bem mais próximos de nós que imagina nossa vã filosofia...e que os anjos da guarda, ou anjos de luz, estão aqui nos protegendo; independente de sermos crianças, adolescentes ou adultos...
Confesso que meu curso na CELUCA não me aprofundou no conhecimento sobre a doutrina espírita, até porque interrompi a sua conclusão, com meu retorno ao Nordeste; mas, o período no curso de reforma íntima, foi uma sábia experiência sobre minha personalidade, meu eu, minhas qualidades, meus defeitos...(ah, são tantos!) e até o controle destes defeitos.
Continuo católica (uma católica bem crítica sobre vários aspectos...) mas, os espíritas kardecistas da CELUCA, nas aulas, nas entrevistas, nos momentos de ouvir mensagens ao som de música instrumental, me deixaram uma linda lição sobre o que é perdão, amizade, caridade e proximidade com Deus e Maria...Uma proximidade tão forte que para ser sentida basta que deixemos entrar na nossa janela, o silêncio e a oração; que vem do coração, da alma...


Anna Jailma

Nenhum comentário: